PANINI MANGÁ:
PANINI COMICS:
- Crise Final #6, Superman&Batman #54, Avante Vingadores #36
- ZOO, de Nestablo Ramos
ITIBAN COMICS SHOP HQ's/Mangás/RPG/Card Games Av. Silva Jardim, n°845 (41) 3232-5367 email novo: falecom@itibancomicshop.com.br http://itibancomicshop.com.br/
Fractal, de Marcela Godoy (roteiro) e Eduardo Ferigato (arte)
A Devir é uma editora que publica muito quadrinho nacional de autor. Por mais que a qualidade varie bastante, é uma iniciativa louvável, afinal os quadrinistas nacionais têm que ter um espaço para mostrar ao público o seu trabalho. Pois sem a apreciação, não pode haver o retorno; e sem o retorno, por sua vez, não pode haver a avaliação e o aprimoramento dos artistas de quadrinhos.
E se abrir essa porta já é digna de louvor, fazer passar por ela autores competentes é ter Fractal como resultado.
Importante lembrar que essa HQ foi contemplado no PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e, portanto, recebeu subsídios do estado. Bem que o Paraná podia ter um programa de incentivo desses.
De volta ao que importa. O álbum é curto: uma história centrada em um personagem principal, com reviravolta final e tudo mais que manda a cartilha da história policial. Fractal é a investigação policial em busca de um serial killer à solta em São Paulo.
O personagem principal é Liel, um perito da divisão de homicídios da Polícia, que além de ter que parar esse serial killer, ainda tem uma série de problemas com sua namorada, Isadora.
A ambientação paulistana, tão marcadamente urbana, conta a favor do desenvolvimento do roteiro de Marcela Godoy. Embora algumas situações sejam um pouco “já usadas demais”, o enredo é convincente e prende o leitor. A autora passou 4 messes acompanhando a perícia da divisão de homicídios para poder desenvolver os personagens e o cenário da trama. A chocante cena que abre a obra foi presenciada pela roteirista e transcrita como ficção. Destaque também para o texto, que é muito bom.
A arte de Eduardo Ferigato é bastante competente e detalhista. Embora seu desenho não seja de muitos traços, optando por formações mais econômicas, não há prejuízo pro realismo – que é importante nesse álbum -, nem para o detalhamento – que também é muito importante para essa história.
O álbum contou com apoio do pessoal do Quanta Estúdio. A própria Marcela Godoy revela que essa história foi “encomendada” por Renato Guedes (Action Comics), que acabou sem tempo para desenhá-la, passando os lápis para Eduardo Ferigato. Sem falar que a bela capa é de Marcelo Campos (Quebra-Queixo).
Tudo somado, Fractal funciona direitinho. Imperdível para os fãs de histórias de crime e mistério.
MANGÁS EM PROMOÇÃO!!
A partir do dia 10/12, a ITIBAN estará com uma super promoção de mangás e hqs.
Fique atento, pois estaremos divulgando aos poucos a lista de títulos.
A promoção é válida somente para pagamento em dinheiro ou em cheque(para clientes já cadastrados). Atenção na numeração disponível! Lançamentos NÃO estarão na promoção,ok?
R$ 5,00 cada-
-YUGIOH 11 AO 28
-GRAVITATION 3,4,8,9,11
-CONDE CAIN 2,3,4,5,8,9,10,11,12,13
-GALISM 1,2,3,4
-MARMALADE BOY 1,2,3,4
-ULTRAMANIAC 1,2
-HONEY&CLOVER 1,2
-TRIGUN MAXIMUM 3,4,5
-KARE FIRST LOVE 4,5,6
-TRINITY BLOOD 2,3,4,5,6,7,8
-BLOOD + YAKOU JOUSHI
-SETON
-MPD PSYCHO 1,2,3,4,5,6
-FULLMETAL PANIC SIGMA 4,5,6
R$ 2,00 cada
-LODOSS WAR
A LENDA DO CAVALEIRO 2
A BRUXA CINZENTA 1,2,3
A HISTÓRIA DE DEELIT 2
-O TIGRE E O DRAGÃO 2 AO 10
-CRYING FREEMAN 1,2,3
-BTX 1 AO 16
-UTENA 2,3,4,5,6,7,8,9
-SAMURAI GIRL 2,3,4,5,6,7,9,10
-MOUSE 4,5,6,7,13,14
-OORU 1,2
-SLAYERS 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,12,13,14,15,16,17
-PEACH GIRL 3,11,13,14,15,16,17,19,20,22,23,24,25,26
-GUNDAM WING 1,4,6,8,11,12,13,14,15,16
Nessa sexta-feira, dia 11/12, a partir das 19 hs, vai acontecer na Praça Roosevelt um MANIFESTO ARTÍSTICO PELA MELHORA DE MÁRIO BORTOLOTTO E PAZ NA PRAÇA ROOSEVELT.
Esse manifesto tem o intuito de continuar o movimento que vem ocorrendo contra a violência ocorrida na semana passada e unir forças para a recuperação do nosso querido e grande amigo. O Teatro não pode parar e os artistas tem o dever de se mobilizar para que as tragédias da vida se transformem e mudem um pouco a realidade gritante.
O Marião está se recuperando muito bem mas precisará de muitos recursos após sua saída do hospital. Por isso a arte está se mobilizando em prol da sua recuperação.
Produziremos 2 MEGA painéis pintados AO VIVO pelos artistas Lourenço Mutarelli, Laerte, Rafael Grampá, Gabriel Bá, Fábio Moon, Rafael Coutinho, Angeli, Guazzelli, Fábio Cobiaco, André Kitagawa, Caco Galhardo, Marcelo Campos e muitos outros, que serão rifados. Sorte de quem ganhar essas obras inéditas na história dos quadrinhos nacionais feita a 6 mãos cada! Eu mesmo vou comprar muitos números da rifa pois quero MUITO um desses painéis históricos pra mim! Se você conhece e gosta do nosso trabalho, saiba que não estamos pra brincadeira. Essa tela vai ficar INCRÍVEL e se eu fosse você não perderia a chance de levá-la pra casa por uma causa mais do que nobre.
Divulguem para seus amigos e particpem desse movimento, compre a rifa e adquira uma obra inédita da exposição!
Me sinto muito feliz de poder fazer algo contra toda a violência que foi causada.
Esperamos vcs lá!
Ah, também será feita a sessão da peça “Brutal” a meia noite com verba revertida.
Vai perder? Acho que não!
Abraço,
R. Grampá
(http://www.furrywater.wodpress.com)
CAFÉ ESPACIAL # 5
uma simpática revista em formatinho, com história em quadrinhos, entrevista, resenha de discos de bandas independentes, crônica, conto e fotografia. Essa é a Café Espacial.
Com espírito de fanzine, mas bastante capricho gráfico na diagramação e revisão, a Café Espacial traz 4 boas HQs.
Todas as histórias rodam o universo jovem urbano das grandes cidades e as questões individuais: na primeira, 'Inferno de boas intenções', escrita por Sergio Chaves e desenhada por Allan Ledo, um personagem tem sua ética posta à prova durante um encontro com amigos; na segunda, 'Sabotagem', de Jozz, conhecemos o íntimo de um personagem e sua caneca de café; na terceira, 'Joaquina pede água', é adaptada por Chaves de um conto homônimo de Jana Lauxen e conta com o traço de Sueli Mendes, narra a história do encontro fortuito entre um jovem e Joaquina, que espera pela morte; e a quarta HQ, 'Sambinha da ave da arribação', a mais interessante, é de autoria de Laudo, nela presenciamos um sensível reencontro.
Além das boas HQs, a Café Espacial ainda traz a resenha de discos independentes e uma entrevista com a banda independente Venus Volts, responsável pelo tema de abertura da série da MTV, 'Os descolados'.
O curitibano Luc Sampaio apresenta fotos de sua cidade, em um interessante artigo. Lídia Basoli apresenta uma crônica sobre cinema. Há também um perfil bem bacana do diretor Quentin Tarantino redigido por Bruno Ondei. Complementa a diversidade da revista um conto de Jana Lauxen.
Todas essa variedade junta e batida, resulta em um Café Espacial de sabor bastante agradável.
LIELSON ZENI
Lançamento da revista Café Espacial nº05 em Curitiba! Dia 05 de dezembro (sábado) a partir das 18 horas no Hacienda Café – Rua Prudente de Moraes, 1283 – Centro (entre Sald.Marinho e Carlos de Carvalho).
Com a presença de Sergio Chaves, Laura Gattaz, Talita Prado, Allan Ledo e Luc de Sampaio.
E também: publicações do Quarto Mundo e bate-papo com a participação dos cartunistas curitibanos Priscila,Marco Jacobsen e Paixão.
Informações:
ITIBAN (41) 3232-5367
HACIENDA CAFÉ (41) 3018-9525
http://www.cafeespacial.wordpress.com
Os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá vêm a Curitiba neste sábado para o lançamento “The Umbrella Academy” e “Pixu“, ambos com conexões estrangeiras
No atual panorama mundial dos quadrinhos, os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá são dois dos nomes brasileiros mais expressivos no exterior. Além de terem seus trabalhos publicados internacionalmente, receberam uma série de prêmios aqui e lá, incluindo o célebre Eisner Awards.
Neste sábado, a dupla de artistas paulistanos vem a Curitiba para promover o lançamento de dois de seus mais recentes trabalhos, realizados em parceria com outros artistas estrangeiros. Um deles é o premiado “The Umbrella Academy”, em que Gabriel Bá criou toda a arte a partir do roteiro do estadunidense Gerard Way, que é mais conhecido no universo da música, como vocalista da banda de rock My Chemical Romance.
O segundo álbum lançado na ocasião “Pixu”, é uma história de terror desenhada a quatro mãos, trazendo os irmãos Moon e Bá dividindo a arte com o grego Vasilis Lolos e a italiana Becky Cloonan. Durante o evento de lançamento, realizado neste sábado, 28 de novembro, às 18h na Itiban Comic Shop, os gêmeos promovem um bate-papo sobre os dois álbuns e sobre o mundo dos quadrinhos, seguido de sessão de autógrafos. Quem for ao local prestigiar o evento, poderá ser sorteado com um exemplar de “Pixu” assinado pelos quatro autores.
Novos rumos para os gêmeos
Durante muitos anos, o trabalho de Moon e Bá foi lembrado pela abordagem de histórias cotidianas, protagonizadas por pessoas normais do mundo contemporâneo, dedicando um enfoque especial aos relacionamentos e à musica jovem que serve de trilha sonora para as vidas destas pessoas. Vez ou outra fugiam deste universo (como no quadrinho épico “Rolando”, de 1999), e esta variação de tema volta a acontecer nos dois álbuns lançados recentemente no Brasil.
“The Umbrella Academy” é uma série em quadrinhos que mantém uma aura musical – não poderia ser diferente quando o roteirista é o cantor de uma famosa banda de rock, que começou a escrever a história em meio a uma turnê. No entanto, deixa de tratar de pessoas comuns para abordar seres fora do normal: os super-heróis. Porém, não são os heróis convencionais. “The Umbrella Academy” desconstrói o gênero, assim como também fizeram as obras “Watchmen”, de Alan Moore, e diversas histórias do escritor Grant Morrison (de “Homem-Animal” e “Asilo Arkham”, de Batman).
Neste primeiro volume, intitulado “Suíte do Apocalipse” o leitor é apresentado a uma família (ou algo próximo disso) com poderes e muitas diferenças para superar. Ao mesmo tempo em que lutam para não se destruírem uns aos outros, realizam afazeres típicos dos heróis, como salvar o mundo, por exemplo. “The Umbrella Academy” arrebatou alguns dos mais importantes prêmios em quadrinhos no exterior: Eisner Awards de melhor série, Harvey Awards de melhor série nova e o Scream Awards de melhor artista na categoria comicbook para Gabriel Bá.
“Pixu”, por sua vez, é uma história de terror, que poderia muito bem ser adaptada para o cinema em um futuro próximo. O nome significa “marca do mal que pronuncia a morte iminente”. A história se passa em uma pensão. Os moradores começam a ver marcas estranhas surgindo na casa, ao mesmo tempo em que fatos perturbadores começam a ocorrer.
Trabalho reconhecido
No currículo da dupla Moon e Bá estão 16 prêmios. Além dos internacionais já citados por “The Umbrella Academy”, a dupla já recebeu os prêmios Jabuti (pela adaptação para os quadrinhos da obra “O Alienista”, de Machado de Assis), dois Prêmios Ângelo Agostini e sete troféus HQ Mix.
Por Digão Duarte