Para Mitie Utrabo, responsável pela Itiban Comic Shop, loja especializada em quadrinhos e curadora do evento, esse intercâmbio com os artistas é muito importante. “É sempre bom trazer o pessoal da Café Espacial para cá porque além de virem com novidades, sempre é um encontro interessante entre os paranaenses e paulistas nessa troca cultural de quadrinhos”, afirma.
Sergio Chaves, editor da revista fala sobre a importância de participar de eventos em diferentes cidades. “Estar em Curitiba é sempre bom porque nos sentimos em casa aqui também e essa troca cultural só vem a nos enriquecer e trazer novas ideias para a Café”.
Com colaboradores do Brasil e do exterior a revista apresenta quatro histórias em quadrinhos, sendo duas de artistas portugueses, uma da Argentina e outra do Brasil, do paranaense Liber Paz.
“A proposta de trazer artistas de diferentes países é para que possamos somar novas e diferentes características para a Café, mesclando diferentes olhares”, afirma Lídia Basoli, co-editora e jornalista responsável da publicação.
Além dos quadrinhos há matéria de cinema sobre os Irmãos Marx, um ensaio fotográfico feito pela artista, arquiteta e fotógrafa Sissy Eiko e resenhas de Vanessa Rodrigues e Lielson Zeni.
A nova edição conta com a capa do ilustrador Lese Pierre. “Foi uma forma que o Pierre encontrou também de nos homenagear, já que a primeira capa que fizemos da Café #1 foi um trabalho dele. Estamos muito felizes com essa nona edição”, ressalta o editor Sergio Chaves.
Sobre a revista
Com a nona edição, a revista não para de crescer, ganhar prêmios e desenvolver projetos. Indicada três vezes como melhor revista independente do Brasil no Troféu HQMix, a Café Espacial levou dois prêmios consecutivos e está novamente indicada na categoria melhor publicação independente. Agora, a revista Café Espacial e o informativo Expresso Café Espacial também foram indicados em Angouleme, na França, no Festival Internacional de Quadrinhos, uma das maiores premiações do mundo.
“É algo que nos dá muita alegria, sermos reconhecidos, claro. Mas também sabemos das necessidades de melhorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, ressalta Sergio Chaves.
Agora, além da revista, fizeram também o segundo número do informativo Expresso Café Espacial. “Percebemos que tínhamos muitos materiais e que era necessário que a gente crescesse também e mostrasse outras coisas que estão acontecendo artisticamente ao nosso redor”, fala Lídia Basoli.
Com a revista e o informativo, soma-se a produção de buttons, cartões-postais, marca páginas e tantos outros produtos que a equipe vem desenvolvendo.
“Nosso projeto abrange tanto o Brasil quanto o exterior. Temos colaborações de vários estados brasileiros e também de Portugal, da Argentina e muitas ideias na cabeça ainda por concretizar, por isso acreditamos que os projetos devem crescer e melhorar cada vez mais”, destaca Sergio Chaves.
Informações: Lançamento da Café Espacial #9. Dia 28 em Curitiba. Brooklyn Coffee Shop. Avenida Trajano Reis, 389 – São Francisco. A partir da 16 horas. fone: (41) 3618-0388
A edição nº09
Dos colaboradores da edição 09 da Revista Café Espacial, estarão presentes no pré-lançamento: Liber Paz(http://liberland.blogspot.com), que assina a HQ Bukowski, Lielson Zeni(http://lielson.posterous.com)e Vanessa Rodrigues (www.vanrodrigues.wordpress.com) que assinam a seção Literando, Jefferson Cortinove, que dá o visual gráfico aos poemas do poeta João Nicodemos na seção À deriva, e os editores Sergio Chaves (também presente como conto “desbotado”) e Lídia Basoli (que assina a seção de cinema, desta vez sobre os Irmãos Marx). Os editores assinam juntos também a seção Cafeína pura (destinada à música), com entrevista da banda potiguar Camarones Orquestra Guitarrística, que roda no Sudeste nas próximas semanas.
http://cafeespacial.wordpress.com/2011/05/22/pre-lancamento-cafe9/
Nenhum comentário:
Postar um comentário