sexta-feira, agosto 17, 2007

RED ROCKET 7 !!!!





Quadrinhos e Rock and Roll

Rober Machado

Seria possível alguém ensinar alguns passos de dança para Elvis Presley, depois se tornar amigo de John Lennon, presenciar a morte de Brian Jones e influenciar o visual de David Bowie? Não só isso, e se essa pessoa fosse um clone de um alienígena? Essa premissa maluca saiu da mente não menos maluca de Mike Allred, o criador do Madman, para as páginas de Red Rocket 7, lançado agora no Brasil pela Devir.

A história começa na década de 90 com Red Rocket 7 contando para uma jornalista alguns fatos de sua vida. Obviamente ela não acredita porque ele aparenta ter vinte e poucos anos. Só que 7 desaparece durante um show da sua banda após se jogar no público. A jornalista passa a investigar a vida do músico e encontra seus irmãos, 5 e 2, que confirmam a história que são clones de um alienígena que chegou na Terra em 1953 num foguete vermelho. Esse alienígena é conhecido como Original e estava sendo perseguido por seres chamados Enfinitos. Quando caiu no nosso planeta, ficou desacordado e seu robô criou seis clones do Original, numerados de 2 a 7, cada um com uma habilidade específica. Sete tinha talento para a música e resolveu viajar pelo mundo para ter contato um novo tipo de música que estava surgindo, o rock ‘n’ roll. O primeiro a encontrar é Little Richard, logo depois Elvis e assim vai seguindo pela história do rock. O desaparecimento atual de Sete tem a ver com um ataque dos Enfinitos que querem saber o paradeiro do Original. Essa alternância entre a procura de Sete e os eventos de seu passado vai conduzindo o enredo.

Para quem pouco conhece a história do rock, é uma ótima introdução, para quem já conhece fica o exercício de encontrar as inúmeras referências tanto no texto quanto no desenho. Prova disso já está na capa, uma homenagem à capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que traz desenhados os mais diversos astros do rock de todas as épocas. Existem referências de fatos, bandas, eventos que provam o grande conhecimento que Mike Allred tem de cultura pop e não atrapalha o desenrolar da narrativa devido ao seu talento de contar de histórias. As andanças de Sete entre os astros do rock é natural e não parece didático. Além disso, Allred sabe como inserir bons momentos de aventura do herói combatendo seus inimigos alienígenas, utilizando foguetes e pistolas de raios, num agradável visual retrô. A história não teria o mesmo impacto se não fosse o espetacular trabalho de colorização de Laura Allred, esposa de Mike e eterna parceira em seus trabalhos.

Como foi publicada originalmente em 1998, não espere encontrar referências a bandas pós-Strokes, da era da Internet. A banda mais nova que aparece é The Dandy Warhols.

Só é de lamentar a edição brasileira não trazer encartado um disco de vinil com músicas gravadas por Mike Allred e sua banda The Gear (na qual atua com o nome de Red Allrod) para servir de trilha sonora dos quadrinhos. Essa é a principal diferença com relação a edição americana, mas era uma negociação mais complicada publicar com o disco. Em compensação, a edição nacional traz bons extras, como uma galeria de pin-ups de astros do rock, capas da minissérie original, uma introdução escrita por Robert Rodriguez, curiosidades da produção, pequenas fichas com o histórico das principais bandas e músicos da história do rock e um texto sobre o disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Enfim, um dos melhores lançamentos do ano, que deve estar na estante de qualquer admirador de quadrinhos, rock ou cultura pop.

Saiba um pouco sobre a história do rock no cinema clicando aqui.

Nenhum comentário: