segunda-feira, dezembro 22, 2008

Ditadura Abaixo

Ditadura Abaixo

1968 é o ano que insiste em não terminar. Mesmo após quarenta anos, os eventos ocorridos naquela época são exaustivamente discutidos. Viraram tema de livros, filmes e televisão. Quem se interessou pelo assunto sabe que José Dirceu foi preso no congresso da UNE em Ibiúna, que estudantes partiam para a luta armada após o AI-5, talvez até saiba o nome de estudantes mortos pela polícia no Rio de Janeiro. Para quem acha que o tema já foi exaustivamente explorado e que pouco ainda havia para se tomar conhecimento, aqui vão algumas perguntas: você sabe o que aconteceu em Curitiba em 1968? Acha que nada de importante ocorreu? Sabia que os estudantes travaram uma verdadeira batalha com a polícia no Centro Politécnico? Sabia que os estudantes ocuparam a Reitoria? E que vários deles foram presos?

É justamente isso que encontramos no livro 1968 Ditadura Abaixo, escrito por Teresa Urban. Na falta de uma definição melhor, vamos chamá-lo de livro, pois traz o relato escrito por Teresa sobre o que aconteceu naquele ano, além de cópias de documentos do DOPS, de recortes de jornais, fotos, anúncios de revistas e uma história em quadrinhos desenhada por Guilherme Caldas. Tudo isso dividindo as páginas num estilo que lembra o do recém falecido escritor Valêncio Xavier, muito hábil em unir textos e imagens em seus livros.

Às vezes, o texto parece muito didático, contando o que é já mostrado nas imagens, mas o objetivo era realmente ter uma obra que explicasse aos jovens de hoje o que ocorreu durante aquele ano em Curitiba pelas palavras que alguém que viveu os acontecimentos. Teresa ainda faz uma longa introdução com eventos da história mundial mostrando que em todos os regimes autoritários sempre aconteceram revoltas, além de explicar todo o contexto histórico brasileiro que levou a tomada do poder pelos militares.

Os personagens da história em quadrinhos são fictícios, porém os fatos relatados são verdadeiros. Nos desenhos, Guilherme Caldas tentou ser o mais preciso possível na reconstituição da época, desde a forma como as pessoas se vestiam até modo como falavam.

Na Internet não se encontra quase nada de informações do que aconteceu nesse período na cidade. É importante que essa memória seja resgatada, ainda mais gerando uma obra tão interessante quanto esse livro.

Nenhum comentário: