terça-feira, setembro 14, 2010

"MSP + 50 ARTISTAS"-Lançamento dia 17/09



LANÇAMENTO DA COLETÂNEA MAURICIO DE SOUSA POR 50 ARTISTAS

A Itiban Comic Shop promove o lançamento das edições MSP 50 (Mauricio de Sousa por 50 Artistas) e MSP+50 (Mauricio de Sousa por Mais 50 Artistas) em Curitiba, no dia 17 de Setembro (sexta-feira), às 19 horas, com bate-papo e sessão de autógrafos. Estarão presentes no evento o editor dos dois álbuns, Sidney Gusman, e os artistas paranaenses que fizeram parte das coletâneas, José Aguiar, Benett, Antonio Éder e André Ducci.

A publicação MSP 50 surgiu em 2009, como parte das comemorações de 50 anos de carreira do quadrinista Mauricio de Sousa. A coletânea reúne 50 artistas para produzirem histórias curtas com os personagens como Mônica, Cebolinha, Cascão, Bidu, Horácio, Astronauta, entre outros.

A itiban Comic Shop fica na Av. Silva Jardim, 845, em Curitiba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3232-5367, com a Mitie.

Sidney Gusman é jornalista especializado em quadrinhos e escreve sobre o tema desde 1990. De 2000 a 2006, recebeu o Troféu HQ Mix de melhor jornalista especializado em quadrinhos do Brasil. Já foi editor executivo da Conrad Editora (2001-2003), editor da revista Wizard (2003-2006), e lançou o livro Mauricio de Sousa – quadrinho a quadrinho (Globo), em 2006, além dos livros 100 Respostas sobre Super-Heróis, 100 Respostas sobre Hanna-Barbera, 100 Respostas sobre Batman e Grandes Sagas DC, todos pela Editora Abril. Atualmente, é responsável pelo planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções, com projetos como MSP 50 e MSP + 50, Turma da Mônica – Coleção Histórica e As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Além disso, é editor-chefe do Universo HQ (http://www.universohq.com), o principal site sobre quadrinhos do País, octacampeão do Troféu HQ Mix (2000-2007) em sua categoria.

José Aguiar é formado em Artes Plásticas pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná) e professor de História em Quadrinhos na Gibiteca de Curitiba. Atua como ilustrador publicitário e editorial e também para teatro (desenvolveu parte do projeto gráfico e das ilustrações do espetáculo Graphic). Já publicou os álbuns Quadrinhofilia (HQM Editora), FolheTeen (Devir); e em parceria com André Diniz, A guerra de Canudos (Escala Editorial) e Ato 5 (independente).

Benett é chargista e quadrinista que trabalha no jornal Gazeta do Povo, em Curitiba. Parte de seu trabalho foi publicado na coletânea Benett Apavora! Tiras Infames e Desenhos Encardidos Para Toda Família Disfuncional (Juruá).

Antonio Éder é quadrinista, diretor de arte e ilustrador. Trabalhou na direção de arte das animações Brichos e Belowars. Publicou, em parceria com André Diniz, as HQs Chalaça – O amigo do imperador e 7 vidas, ambas lançadas pela Conrad Editora.

André Ducci é formado em Gravura pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e trabalha como designer, ilustrador, artista de rua e quadrinista. Já ilustrou para as marcas Drop dead e Child. Recentemente expôs em Curitiba a história em quadrinhos Esqueletos são simpáticos.

Mediador: Lielson Zeni

Nenhum comentário: