segunda-feira, abril 16, 2012

Lançamento: FIERRO BRASIL #2 na Itiban



LANÇAMENTO DE FIERRO BRASIL EM CURITBA

No dia 19 de abril, quinta-feira às 19h, a Itiban Comic Shop traz vários convidados para o lançamento da Fierro Brasil 2. Fabio Zimbres, André Ducci, Vitor Caffagi e Lucas Varela estarão na loja para um bate-papo com o público e sessão de autógrafos. No dia seguinte, 20 de abril, o lançamento será em São Paulo, na Comix.

SOBRE A FIERRO BRASIL

Seis desenhistas brasileiros irão participar do segundo volume Fierro Brasil. O álbum começa a chegar às livrarias e lojas de quadrinhos no final de março.
O time de autores nacionais traz nomes de destaque na área de quadrinhos: o premiado Fábio Moon, Adão Iturrusgarai, Fábio Zimbres, Victor Cafaggi, Laudo Ferreira Júnior e André Ducci.
Este segundo número do álbum, assim como o anterior, irá mesclar trabalhos nacionais com os de autores argentinos. Para esta edição, foram selecionadas histórias de quadrinistas importantes do país vizinho, como Maitena, Liniers, Horacio Altuna, Enrique Breccia, Carlos Nine, Lucas Varela, Juan Giménez, José Muñoz e Carlos Sampayo.
A ilustração da capa foi feita por El Tomi, que também produziu uma das histórias em quadrinhos deste novo volume.
A Fierro é tida hoje como a principal publicação em quadrinhos da Argentina. Editada inicialmente entre 1984 e o início da década de 1990, ela foi retomada a partir de 2006 e vem sendo editada mensalmente desde então, mesclando produções de autores veteranos com as de novos quadrinistas.
A edição brasileira faz uma seleção de histórias curtas desses seis anos da publicação. As histórias longas, que são publicadas em capítulos na revista argentina, estão sendo editadas pela Zarabatana Books na Coleção Fierro, que já publicou Noturno, de Salvador Sanz e em breve lançará Dora, de Ignacio Minaverry.
O primeiro volume Fierro Brasil foi lançado em março de 2011.


SOBRE OS AUTORES PRESENTES NA ITIBAN

André Ducci é formado em Gravura pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e trabalha como designer, ilustrador, artista de rua e quadrinista. Já ilustrou para as marcas Drop dead e Child, participou da coletânea Mauricio de Sousa por + 50 artistas e expôs em Curitiba a história em quadrinhos Esqueletos são simpáticos. Um dos seus trabalhos mais recentes é a arte das HQs do livro Guia de ruas sem saída, em parceria com Joca Reiners Terron.
http://abducci.blogspot.com.br/

Fabio Zimbres é ilustrador, artista visual e quadrinista. Já publicou trabalhos na Argentina, Foi editor da revista Animal na década de 1980, publicou diversos materiais pela coleção Mini Tonto, participou de coletâneas como Golden Shower e Tarja Preta, e lançou Música para antropomorfos (Voodoo Books) e Vida Boa, (Zarabatana Books), entre diversos outros.
http://fabiozimbres.blogspot.com.br/

Lucas Varela é um quadrinista, roteirista, desenhista e ilustrador argentino e participou da edição anterior da Fierro Brasil. Na Argentina já publicou na versão hermana da Fierro, e me diversas publicações como Rolling Stone, Clarín, La Mano, La Nación. Seu álbum de histórias em quadrinhos El síndrome Guastavino, feita em parceria com o notório roteirista Carlos Trillo, foi publicada também na Europa.
http://lucasvarela.blogspot.com.br/

Vitor Caffagi é quadrinista e ilustrador. Seu trabalho começou a ser conhecido pela tira Puny Parker, o que o levou a ser um dos primeiros escolhidos para a coletânea Mauricio de Sousa por 50 artistas, em homenagem aos 50 anos de carreira do criador da Mônica. Ano passado lançou duas revistas de maneira independente: Duo.Tone e Valente (que foi publicado originalmente no jornal O Globo).
http://punyparker.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: