quarta-feira, outubro 17, 2007

Começou o FIQ !!!







Começou o maior festival brasileiro de quadrinhos
Rober Machado

Está acontecendo em Belo Horizonte o FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), o maior festival brasileiro dedicado à nona arte. Até domingo vão acontecer várias palestras, bate-papos com artistas, lançamentos e exposições de quadrinhos. Diariamente você vai ficar sabendo do que rola por lá.

A Serraria Souza Pinto é um local amplo, com um enorme espaço para as exposições e para os stands. Há exposições dos artistas presentes no FIQ, de artistas brasileiros e estrangeiros. O Japão é o grande homenageado do evento, com uma exposição especial de mangás e animes, além de uma exposição de Julio Shimamoto, mestre do quadrinho nacional e autor do cartaz do evento.

Num debate sobre o mercado brasileiro de quadrinhos estavam presentes Henrique Magalhães (editor da Marca de Fantasia), Cassius Medauar (editor da Pixel) e Cláudio Martini (editor da Zarabatana). A discussão girou em torno do aumento de títulos do mercado brasileiro, com baixas vendas por título e do aumento de vendas em livrarias. Um tópico abordado foi a criação de nichos, títulos específicos para determinado tipo de leitor, e também do mercado independente. Esse é um quadro que também acontece no mundo inteiro, só que no Brasil as vendas são mais baixas. Medauar tem uma visão pessimista porque não vê a formação de novos leitores e nem ampliação do número de leitores em relação aos títulos, não sabe qual o rumo que o mercado irá tomar. Já Henrique Magalhães é mais otimista e acredita na segmentação do mercado e no crescimento dos independentes. Todos concordaram que falta maior divulgação das publicações.

O bate-papo com artistas argentinos Domingo Mandrafina e Juan Sáenz Valiente ficou um pouco prejudicado pelo local, perto da praça de alimentação, e por serem artistas desconhecidos do público brasileiro, nenhuma obra deles foi publicada aqui. Foram publicadas na Argentina e na Europa principalmente.

Um comentário:

Unknown disse...

só de ver as fotos,já estou arrependida,mais uma vez, de não ter ido...buáaaaaaaaaaaaaa
babemos então...

*PROGRAMAÇÃO COMPLETA:www.fiqbh.com.br