quarta-feira, outubro 24, 2007

FIQ: Eddie Bergenza




Editor sênior da DC Comics esteve presente no FIQ
Rober Machado

Eddie Berganza, o editor sênior da DC Comics, responsável pelos títulos mais importantes da editora, como Superman, Batman e Liga da Justiça, esteve presente no FIQ para uma palestra e para conhecer os artistas brasileiros.

Berganza analisou os portfólios de desenhistas brasileiros interessados em trabalhar na editora. Segundo o editor, os trabalhos são de ótimo nível, ficou maravilhado com o que viu. Diferente de outros países que visitou, onde os artistas se limitam a reproduzir estilos conhecidos, os brasileiros possuem traços autorais, justamente o que procurava. Provavelmente mais brasileiros estão nas páginas da DC Comics.

Na palestra, Berganza apresentou alguns projetos para os próximos meses, mas nada que já não tivesse sido divulgado antes, como a Crise Final, que deve por ordem na casa finalmente. Também haverá uma linha hístórias voltadas para crianças, com objetivo de formar um novo público.

O trabalho de Berganza é coordenar as equipes criativas, chega a interferir nas histórias quando o conteúdo foge da linha editorial. Disse que a diferença dos super-heróis da DC para outras editoras é que os personagens não sofrem por terem poderes, eles querem ser super-heróis.

Quanto às críticas dos eventos anuais que a editora promove envolvendo os heróis, disse que isso acontece porque os leitores compram essas histórias, na hora que os leitores pararem de comprar, vão parar de existir esses grandes eventos e crises sucessivas.

Nenhum comentário: