quarta-feira, abril 07, 2010

Entrevista com Claudio Martini-Zarabatana Books





por LIELSON ZENI


Conversamos por e-mail com Claudio Martini, editor da Zarabatana Books, responsável pela publicação de vários materiais de alto nível no Brasil, como Crônicas Birmanesas, Macanudo e Whoa, Nellie. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia da Zarabatana Books? Desde quando você passou a se imaginar como um editor de quadrinhos?
Sempre fui leitor de quadrinhos e apaixonado por livros. Eu já tinha o nome Zarabatana na cabeça desde 1993, mas só uns 10 anos depois é que comecei a pensar seriamente em iniciar uma editora. Aí foi criar coragem e começar a formatar a editora: criar um logotipo, escolher o que eu gostaria de publicar, contatar autores e editoras estrangeiras, etc.

A Zarabatana pretende publicar algum outro tipo de material que não seja HQ?
Vamos publicar em breve o livro Bienvenido - Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos, do jornalista Paulo Ramos. Não é um livro de quadrinhos, mas sobre os quadrinhos produzidos na Argentina, desde o surgimento até os dias atuais. Porém o foco principal da editora continua sendo publicar HQs de qualidade.

Qual é a projeção pra 2010? Quais os próximos lançamentos? Teremos mais material nacional?
Para 2010, além dos livros Banzo e Benito, do MZK, e Jambocks!, do Celso Menezes e Felipe Massafera, que acabamos de lançar, temos: o já citado Bienvenido; o Saíno a Percurá, um trabalho excepcional do Lelis, que sairá em nova edição; o Gefangene, um livro com HQs mudas sobre prisioneiros em diversas situações, do Koostella; o Bando de Dois, uma história de cangaceiros, do Danilo Beyruth. Além dessas HQs nacionais, vamos publicar Macanudo 3, do Liniers e A Guerra de Alan, do Emmanuel Guibert, um ótimo trabalho que merece ser conhecido pelo leitor brasileiro e que recebeu inúmeras indicações ao Prêmio Eisner e também ao prêmio do Festival de Angoulême, na França.

Qual é seu dia-a-dia? A zarabatana é sua principal atividade profissional?
Durante uns dois anos eu dividia meu tempo entre trabalhos free-lance de direção de arte e design gráfico e a editora. Agora estou me dedicando exclusivamente à editora.

A Zarabatana tem um reconhecimento no mercado nacional como editora de bons títulos no catálogo. Como encontrar os bons materiais que ainda não foram lançados?
Os trabalhos estão aí para serem descobertos ou redescobertos. Às vezes vemos editoras disputarem para conseguir publicar um autor ou obra, mas a oferta de boas HQs é infinita, pois a cada dia surge uma nova. E a preocupação da Zarabatana é trazer obras de outros países e não só o que já está consagrado ou mais à mão. Além dos brasileiros, temos autores japoneses, americanos, canadenses, espanhóis, franceses, italianos, argentinos, publicados ou a publicar.

Que outro título publicado por outra editora você gostaria de ter lançado pela Zarabatana?
Admiro o catálogo da Conrad, pois traz autores que eu aprecio muito e que também gostaria de publicar, como Crumb ou Tardi.

Nenhum comentário: