segunda-feira, fevereiro 14, 2011

lançamento: "GEFANGENE-SEM SAÍDA" de Koostella




Em Gefangene - Sem Saída, Koostella, cartunista, brasileiro, 30 anos, 1,80 de altura, 77 quilos, sem antecedentes criminais, transporta seus leitores para dentro do espremido universo das cadeias. Neste pequeno espaço de 9 quadrinhos por página, onde pessoas tentam sobreviver sob a duvidosa custódia do Estado e com sua saúde à mercê dos companheiros de cela, Koostella conta 31 histórias de desesperança, paranoia, ironia e vingan...ça. E, como se não fosse suficiente, o autor ainda obriga os personagens a se expressar através de mímica, respeitando uma incontornável lei do silêncio.
Claro que, enquanto percorremos as histórias, sentimos alívio por não vivermos restringidos por essas duras regras e agradecemos por não vermos o sol nascer quadrado, dia após dia, nem vamos precisar trocar este livro por cigarros depois da leitura. Porém, inevitavelmente vai crescendo aquela sensação de que vivemos presos do lado de fora, sujeitos a outras leis arbitrárias.


Sobre o autor:

KOOSTELLA (1979), cartunista e ilustrador. Autor do livro de tirinhas Quem é Toniolo?, coautor do livro Edição de Risco, organizador e autor de diversas exposições de cartuns no Brasil e Alemanha, entre elas a Die Cartoons des Weltsozial Forums, que fez parte do congresso internacional de quadrinhos Comicologischer Congress em 2004 na cidade de Munique.
Produziu para a revista Brazine, em Berlim, tirinhas satirizando a vida do imigrante brasileiro. Publicou seus cartuns em jornais como O Pasquim 21 e hoje seus trabalhos podem ser encontrados em revistas como Zupi e Eulenspiegel.

Texto de Koostella para a introdução de Gefangene:

Moro em um país estrangeiro onde meus documentos nunca são suficientes, meus certificados apenas enfeites sem valor e, se por acaso não andar na linha, posso ser expulso da minha própria casa, talvez preso, e perderia tudo aquilo que com o passar dos anos fui conquistando lentamente. Tenho sempre que provar à polícia de imigração que meu caráter e minha disciplina são melhores que os deles próprios. Para continuar vivendo ali eu tinha que ser um cidadão exemplar, com um emprego exemplar e uma conduta perfeita. É como uma liberdade condicional para um crime que eu nunca cometi. Aqui eu não voto, não opino, não participo de nada diretamente. Assim como um presidiário, não estou incluído nos benefícios que a sociedade oferece, além do Curso de Integração, que é obrigatório e oferecido pelo governo. Afinal, eu sou um “Ausländer”, um estrangeiro, alguém que veio de longe, e, somente por essa razão, devo me sentir um pouco menos ser humano que todos aqueles que me cercam. Tenho tentado não infringir a lei. O grande desafio de lidar com a língua estrangeira me ajudou. Me fez parar de utilizar textos nos meus quadrinhos. Reinventei meu jeito de desenhar, passando a me expressar de uma maneira mais direta. O resultado foi este livro, com 31 situações de cadeia, sem texto algum e em um formato propositalmente claustrofóbico, podendo ser compreendido em qualquer parte do mundo, por integrados e não integrados.

Edição patrocinada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura - Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - Governo do Estado de Santa Catarina


Data: 18/02/11-Sexta, 19hs
Local: ITIBAN COMIC SHOP
Av: Silva Jardim, 845
(41)3232-5367

http://www.zarabatana.com.br
htto://www.koostella.blogspot.com






Nenhum comentário: