sábado, fevereiro 05, 2011

Lançamento: "OS SERTÕES-A LUTA" + "ANO DO BUMERANGUE"



A Itiban promove no dia 9 de fevereiro, às 19h, o lançamento do álbum Os sertões – A luta (Desiderata) e da revista Ano do bumerangue (independente).
Os sertões – a luta surge como uma ousada releitura da obra Os sertões, de Euclides da Cunha, que narra um dos momentos mais marcantes da história do nosso país – a guerra de Canudos –, transformando a batalha das tropas brasileiras contra os seguidores de Antônio Conselheiro em uma emocionante novidade no mercado de quadrinhos.
A adaptação do clássico de Euclides da Cunha foi realizada pelo roteirista Carlos Ferreira e o desenhista Rodrigo Rosa. Diante do desafio de adaptar o relato épico sobre a Guerra de Canudos os autores da graphic novel adotaram uma abordagem de bastante liberdade sobre o texto de Euclides. O próprio autor é o protagonista central da viagem que adentra o sertão baiano para entender e narrar o conflito que sacudiu a sociedade brasileira no fim do século XIX.
Usando de recursos narrativos que se apoiam não só no texto do livro, mas em diários de campo do autor e outras diversas fontes de pesquisa, a graphic novel apresenta um mosaico narrativo/visual original e surpreendente.
O álbum tem o formato 21 X 28 cm, 80 páginas, faz parte da coleção Grandes Clássicos em Graphic Novel e custa R$ 49,90.
Já Ano do bumerangue é o primeiro trabalho solo de Diego Gerlach, e presta tributo ao personagem Fantasma, criado por Lee Falk (uma obsessão antiga do autor). Envolvendo variações tântricas, magia negra, uma feiticeira albina e uma célula terrorista que deflagra um surto de grafomania com o intuito de mudar os rumos políticos da nação de Bangalla, a revista é um levante dos oprimidos contra um queixo quadrado de 400 anos.
De acordo com Rafael Coutinho, desenhista de Cachalote, “Existe algo por trás dessa inquietante releitura do Fantasma. Algo que vai além do cinismo irônico, da piada chistosa ou da simples apropriação icônica. Algo que todos os quadrinistas autorais procuram, um balanço sensível entre arte e a cultura underground, entre o bom gosto e o corte profundo e seguro com os antigos padrões. É a inauguração de algo novo, que eu nunca tinha visto no quadrinho nacional.”
A revista Ano do Bumerangue tem 32 páginas e custa 10 reais.

Nenhum comentário: