quarta-feira, abril 02, 2008

QUADRINHÓPOLE #6 E TIPOS #5-por Rober Machado




Quadrinhópole traz uma única história em sua nova edição


Rober Machado



O sexto número da revista independente Quadrinhópole cumpre uma promessa feita na segunda edição, lançada em dezembro de 2006, na qual foi publicada a primeira parte de história chamada Insanidade. No final dela havia a palavra “continua”, mas nas edições seguintes a continuação não foi publicada. Somente agora é que os leitores poderão conferir o que aconteceu com o jovem aparentemente normal que foi mandado para o hospício sem saber o motivo. Numa sábia decisão foi republicada a primeira parte da história junto as três restantes, não prejudicando leitores que não leram a primeira ou que nem lembravam dela. No editorial da revista há uma explicação sobre o atraso da publicação dessa história. Isso mostra que a revista tem o compromisso com leitor de não deixar nenhuma história inacabada, mesmo que tenha que utilizar outros desenhistas para poder concluir o trabalho, como o caso de Insanidade. A primeira parte tinha os desenhos de Isaac Santos enquanto as restantes ficaram a cargo de Henrique Assale, Lipe Dias e Ângelo Ron.


Para quem leu a segunda edição, essa história era a mais fraca. Agora lendo por completo, o enredo ganha um pouco mais de força, mesmo que um leitor mais atento consiga deduzir o motivo da internação de Leonard através das pistas e referências que são deixadas ao longo da história. Mas o que não ajuda mesmo são os desenhos, mesmo tentando uma certa unidade entre todas as partes, os desenhos ainda parecem amadores, principalmente nas partes 2 e 4. Quem se sai melhor é Lipe Dias na parte 3, que parece já ter praticado mais, com um estilo mais apurado.


A edição traz uma boa capa de Julio Shimamoto, além de uma ótima entrevista com esse mestre dos quadrinhos brasileiros. Entretanto faltou uma revisão na entrevista, há vários erros de ortografia. O próprio revisor do Word já arrumaria muitos deles.


Fechando a revista, há a estréia de uma seção de cartas, um importante canal de comunicação com leitor. Ótima iniciativa.


Devido a publicação completa de Insanidade, a revista ficou sem seu carro-chefe, a boa série Undeadman. Uma pena, espera-se que retorne no próximo número junto com boas histórias como ocorreu em edições anteriores.



Amigos e tequila-Tipos #5



Outro lançamento independente é o quinto número da mini-revista Tipos, que traz a história Tequila Shots, escrita por Cláudio Yuge e desenhada por Papito. A história de dois amigos, um desempregado e outro que só pensa em curtir a vida, é um bom conto urbano. O estilo lembra o das histórias dos gêmeos de 10 Pãezinhos, tanto na trama quanto nos desenhos, o que não desmerece o trabalho, que tem sua personalidade e não é uma mera cópia. Leitura rápida e agradável.

Lançamento na ITIBAN COMIC SHOP

data:04/04/08-sexta às 19 hs

bate-papo e sessão de autógrafos !!!

Nenhum comentário: