segunda-feira, novembro 16, 2009

"ATO 5"- de André Diniz e José Aguiar-lançamento!



Nesta Quinta, dia 19/11, a ITIBAN receberá o roteirista ANDRÉ DINIZ e o quadrinista JOSÉ AGUIAR para lançarem a hq "ATO 5" .

ATO 5


Historicamente, o Ato Institucional número 5 (ou AI-5) foi um decreto emitido pelo Regime Militar que assumiu o poder no Brasil, durante o episódio do Golpe de 1964. Por meio dele, o presidente ganhou poderes extraordinários, que se sobrepunham à Constituição. Redigido em 13 de dezembro de 1968, o AI-5 fortaleceu a “linha dura” com que os militares administravam o País. Censura, perseguição política e tortura foram os fantasmas herdados desse decreto.
Ato 5 é uma história sobre como esse regime afetou diretamente a vida das pessoas. Mas é também um relato de superação e da importância da amizade. Ato 5 é uma revista independente, produzida pela dupla André Diniz (roteiro) e José Aguiar (desenhos), que mostra um pouco do impacto que o regime teve na vida de um determinado grupo de brasileiros: os artistas.
A história é centrada num trio de amigos: Juan, Gabriel e Lorena. Os três participam de uma companhia de teatro que enfrenta os obstáculos impostos pelas autoridades. Apesar do fantasma da Ditadura, o foco da narrativa está nas relações entre eles, no amor e na amizade - apresentado no presente e também no passado, durante a juventude dos personagens.
A revista foi lançada primeiramente no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), realizado em Belo Horizonte (MG), em outubro deste ano. Agora é a vez de Curitiba receber o segundo resultado do ano da parceria entre esses dois autores. Em setembro passado, foi lançado o álbum A Revolta de Canudos, sobre o famoso arraial de Antonio Conselheiro, que foi massacrado no fim do século XIX.
Naquela ocasião o roteirista carioca André Diniz não pode comparecer. Mas agora ele virá a Curitiba para autografar ambas as obras ao lado do colega José Aguiar, na Itiban Comic Shop, na próxima quinta-feira, dia 19, às 19h. Neste dia, os autores debaterão com o público sobre o panorama atual do mercado brasileiro de HQs - que se encontra num momento de expansão de vendas e diversificação de títulos -, sobre suas carreiras e futuros projetos.

Os Autores:
André Diniz:
Escritor e autor de quadrinhos, publicou várias HQs pela sua editora (Nona Arte) , pela Conrad e Escala, entre outrasa. Desde 2001 já recebeu 14 premiações (Troféis HQMIX e Angelo Agostini) como autor de quadrinhos. Entre eles o de melhor roteirista. Entre seus trabalhos destacam-se: Chalaça - O amigo do Imperador (Conrad), 7 Vidas (Conrad), Fawcett (Nona Arte) e a série História do Brasil em Quadrinhos, da qual faz parte A Revolta de Canudos (Escala Educacional).
Site: www.nonaarte.com.br
Contato: adiniz@nonaarte.com.br

José Aguiar
Publicou ilustrações e HQs em diversas revistas e jornais do Brasil e da Europa. Em Portugal, foi o segundo colocado no concurso Jovens Talentos BD, realizado em 2006. Na França, ilustrou dois Álbuns da série de aventura Ernie Adams (Editions Paquet). Premiado pelo Goethe-Institut, viajou para Berlim, onde retratou o país no projeto Reisetagebuch - Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha.
Em 2005, venceu o I Concurso Internacional de Quadrinhos do SENAC-SP, prêmio que rendeu a publicação de Folheteen (Devir), também publicado como tira nos Jornais Gazeta do Povo, Jornal do Estado e O Globo. Foi indicado como melhor roteirista e desenhista no troféu HQMIX em 2009 com o álbum Quadrinhofilia. Atualmente, trabalha em Vigor Mortis Comics, adaptando para os quadrinhos o universo das peças do famoso grupo de teatro curitibano.
Portfolio: http://www.joseaguiar.com.br
Blog: http://www.joseaguiar.com.br/blog
Projeto Reisetagebuch: http://www.quadrinhofilia.blogspot.com
e-mail: quadrinhofilia@gmail.com

Serviço:
Ato 5, 32 páginas, PB.
Cr$ 5.
*O valor é em cruzeiros (apesar de cobrado em reais) em alusão a moeda corrente na época.
Quando:
Dia 19 (quinta-feira), às 19h.
Onde:
Itiban Comic Shop
Av. Silva Jardim, 845 ( atrás da UTFPR)
Informações:
(41) 3232-5367
itiban@netpar.com.br
http://itiban.blogspot.com/

Um comentário:

LLL disse...

Olá pessoal da Itiban! Meu amigo me falou da loja, mas ainda não fui lá. Mas achei o blog de vocês! Legal, agora vou ficar sabendo das novidades de HQs, Magás, Animes etc...
E uma pergunta: o Anel de Caveira é parceiro de vocês no blog? É que eu gostaria de saber nse tem como fazermos parceria, meu blog é o:
http://smash-club.blogspot.com/