terça-feira, novembro 24, 2009

Quadrinhistas brasileiros premiados lançam álbuns internacionais





Os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá vêm a Curitiba neste sábado para o lançamento “The Umbrella Academy” e “Pixu“, ambos com conexões estrangeiras

No atual panorama mundial dos quadrinhos, os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá são dois dos nomes brasileiros mais expressivos no exterior. Além de terem seus trabalhos publicados internacionalmente, receberam uma série de prêmios aqui e lá, incluindo o célebre Eisner Awards.

Neste sábado, a dupla de artistas paulistanos vem a Curitiba para promover o lançamento de dois de seus mais recentes trabalhos, realizados em parceria com outros artistas estrangeiros. Um deles é o premiado “The Umbrella Academy”, em que Gabriel Bá criou toda a arte a partir do roteiro do estadunidense Gerard Way, que é mais conhecido no universo da música, como vocalista da banda de rock My Chemical Romance.

O segundo álbum lançado na ocasião “Pixu”, é uma história de terror desenhada a quatro mãos, trazendo os irmãos Moon e Bá dividindo a arte com o grego Vasilis Lolos e a italiana Becky Cloonan. Durante o evento de lançamento, realizado neste sábado, 28 de novembro, às 18h na Itiban Comic Shop, os gêmeos promovem um bate-papo sobre os dois álbuns e sobre o mundo dos quadrinhos, seguido de sessão de autógrafos. Quem for ao local prestigiar o evento, poderá ser sorteado com um exemplar de “Pixu” assinado pelos quatro autores.

Novos rumos para os gêmeos

Durante muitos anos, o trabalho de Moon e Bá foi lembrado pela abordagem de histórias cotidianas, protagonizadas por pessoas normais do mundo contemporâneo, dedicando um enfoque especial aos relacionamentos e à musica jovem que serve de trilha sonora para as vidas destas pessoas. Vez ou outra fugiam deste universo (como no quadrinho épico “Rolando”, de 1999), e esta variação de tema volta a acontecer nos dois álbuns lançados recentemente no Brasil.

“The Umbrella Academy” é uma série em quadrinhos que mantém uma aura musical – não poderia ser diferente quando o roteirista é o cantor de uma famosa banda de rock, que começou a escrever a história em meio a uma turnê. No entanto, deixa de tratar de pessoas comuns para abordar seres fora do normal: os super-heróis. Porém, não são os heróis convencionais. “The Umbrella Academy” desconstrói o gênero, assim como também fizeram as obras “Watchmen”, de Alan Moore, e diversas histórias do escritor Grant Morrison (de “Homem-Animal” e “Asilo Arkham”, de Batman).

Neste primeiro volume, intitulado “Suíte do Apocalipse” o leitor é apresentado a uma família (ou algo próximo disso) com poderes e muitas diferenças para superar. Ao mesmo tempo em que lutam para não se destruírem uns aos outros, realizam afazeres típicos dos heróis, como salvar o mundo, por exemplo. “The Umbrella Academy” arrebatou alguns dos mais importantes prêmios em quadrinhos no exterior: Eisner Awards de melhor série, Harvey Awards de melhor série nova e o Scream Awards de melhor artista na categoria comicbook para Gabriel Bá.

“Pixu”, por sua vez, é uma história de terror, que poderia muito bem ser adaptada para o cinema em um futuro próximo. O nome significa “marca do mal que pronuncia a morte iminente”. A história se passa em uma pensão. Os moradores começam a ver marcas estranhas surgindo na casa, ao mesmo tempo em que fatos perturbadores começam a ocorrer.

Trabalho reconhecido

No currículo da dupla Moon e Bá estão 16 prêmios. Além dos internacionais já citados por “The Umbrella Academy”, a dupla já recebeu os prêmios Jabuti (pela adaptação para os quadrinhos da obra “O Alienista”, de Machado de Assis), dois Prêmios Ângelo Agostini e sete troféus HQ Mix.


Por Digão Duarte


Nenhum comentário: