quinta-feira, outubro 15, 2009

Canini, Supermercado Ferraile e Neorama

Este ano, o FIQ homenageou o ilustrador gaúcho Renato Canini com a exposição Mundo Canini. Ela trouxe edições de gibis antigos e paineis com quadrinhos do ilustrador. O trabalho mais conhecido do gaúcho foi dar continuação ao título Zé Carioca. Renato adaptou o personagem e suas vestimentas a um contexto mais brasileiro: uma camiseta, uma partida de futebol e feijoada. A exposição também contou com tiras da série Dr. Fraud e do índio Tibica.

Supermercado Ferraile
Foi montado um minimercado no FIQ para expor o trabalho dos franceses Cizo e Frédéric Felder. A proposta da dupla é reinterpretar com muito bom humor os produtos à venda nos supermercados brasileiros. As embalagens ganharam cara nova e foram colocadas em prateleiras, novamente à venda.





Neorama, mostra dirigida por Marko Ajdaric, possibilitou ao público conhecer quadrinhos de várias partes do mundo. Dispostos sobre uma mesa, as pessoas se sentavam para ler ou simplesmente folhear uma HQ em língua desconhecida.
Marko coordena essa gibiteca e tem o privilégio de receber histórias em quadrinhos que muitas vezes não são lançadas no Brasil. Mas continua a oferecer espaço para os bons quadrinistas brasileiros também.



por yasmin

Um comentário:

VELOSO disse...

MUITO BOM BLOG E TRABALHO VALEU!