sábado, junho 12, 2010

Lançamento:"EM BUSCA DO PARAÍSO PERDIDO"



Uma invulgar visão da Street Art curitibana

Livro de professor da UFPR retrata obras registradas nas ruas da cidade

O professor de Sociologia da Universidade Federal do Paraná, fotógrafo e pesquisador de arte urbana Angelo José da Silva lança na próxima quarta-feira, dia 16, na Itiban Comics Shop, o livro “Em Busca do Paraíso Perdido”, em que retrata, de forma peculiar, o universo da Street Art curitibana. A obra, feita de forma artesanal (impressa, cortada, montada, colada e costurada à mão), funde algumas das principais técnicas de registro e reprodução de imagens. “Os trabalhos captados nas ruas ao longo dos últimos dez anos foram fotografados com uso de filme; os fotogramas foram lidos por um scanner e, depois, convertidos em telas de serigrafia, que são a matriz de impressão do livro”, explica Angelo.

Além de esteticamente muito interessante, o livro também condensa em termos práticos diversos conceitos e aproximações teóricas feitos por Angelo em suas pesquisas como sociólogo - ele é coordenador do Centro de Estudos de Cultura e Imagem da América Latina da UFPR. “Além de trabalhar com a imagem em termos sociológicos, também busquei somar elementos de fotografia, estudos urbanos e estudos da emoção. Não de forma acadêmica, mas alquímica”, sintetiza.

O livro foi editado por Daniel Barbosa, da editora Caderno Listrado. O próprio Daniel, que fez parte desse movimento de street art e teve alguns de seus trabalhos fotografados. “Há várias obras sobre a Street Art, mas elas são produzidas pelos próprios artistas. Uma das principais virtudes do livro do Angelo, penso eu, reside no fato de ser a obra de um observador comum – incomum, na verdade - dessas manifestações.”

Por sua proposta e seu caráter artesanal, o livro tem tiragem limitada: são apenas duzentos exemplares, numerados e assinados pelo autor. Destes, cinqüenta compõem uma espécie de “edição especial” – eles vêm acondicionados em caixas luva, também encadernadas com papelão e revestidas com tecido serigrafado. “Quisemos oferecer um livro que fosse, em si, uma obra de arte. Que expressasse nossa estima pela Street Art, pela fotografia, pelas técnicas tradicionais de impressão e encadernação. Acredito que alcançamos esse objetivo”, afirma Angelo.

Jornalista responsável: Rodrigo Wolff Apolloni (9682-8039)

Contato para entrevistas: 9995-7083 - Angelo José da Silva

Serviço:

Lançamento do livro “Em Busca do Paraíso Perdido”, de Angelo José da Silva.

Data: 16.06.2010 (quarta-feira), 19 horas.

Endereço: Itiban Comics Shop – Av. Silva Jardim, 485 – Rebouças (ao lado da UTFPR) – Telefone: (41) 3232-5367.

Nenhum comentário: